Pele
Alémdos pelos, os mamíferos apresentamoutros anexos epidérmicos de queratina: unhas,garras, placas córneas, cornos e almofadas córneas. As glândulas mamárias são exclusivas dos mamíferos, cujo nome deriva suapresença. Possuem glândulas sudoríparas,sebáceas, produtoras de substâncias odoríferas e de feromônios.
As glândulas sudoríparas secretam o suor,cuja função é a de regular a temperatura do corpo, por evaporação, contribuindotambém com a excreção de sais na uréia. Entretanto, nem todos os mamíferostranspiram: os que não fazem, valem-se de outros meios, fisiológicos oucomportamentais.
As glândulas sebáceas secretam umasubstância oleosa que lubrifica a pele, evitando o ressecamento, e os pelos,para que não se tornem quebradiços. Glândulasde cheiro, como as que ocorrem em gambás, podem ser usadas como defesa. Os feromônios são substâncias que influemno desenvolvimento ou comportamento de outros membros da mesma espécie.
Todosos mamíferos têm hipoderme, camada degordura da pele que – além de constituir uma excelente reserva energética –isola termicamente o animal. Esse tecido adiposo é particularmente desenvolvidonos mamíferos de regiões frias e nos aquáticos. Nesse caso, também éresponsável pela flutuação.
Trocas gasosas e circulação
Arespiração é exclusivamente pulmonar, e os pulmões – constituídos por alvéolos – oferecem grande superfíciepara as trocas de gases. Os movimentos respiratórios são produzidos pelacontração e relaxamento do diafragma– músculo achatado que separa o tórax do abdômen – e dos músculos intercostais – aqueles que unem as costelas. A açãoconjunta desses músculos aumenta a eficiência da ventilação pulmonar.
Ocoração apresenta as mesmas alterações encontradas nas aves, mas a aorta única curva-se para o ladoesquerdo.
Excreção
Comoos anfíbios e diferentemente dos répteis e aves, os mamíferos excretamprincipalmente uréia, que pelo seu grau de toxidez requer um volume de águaconsiderável para ser eliminada. Porém, os túbulos renais estão adaptados areabsorver quase 99% da água, de modo a produzir uma urina osmoticamente maisconcentrada que o sangue.
Locomoção e coordenação
Aposição que os membros ocupam em relação ao tronco assegura um suporte mecânicomelhor, maior comprimento do passo e maior velocidade. Padrões de locomoçãomais complexos estão relacionados a sistemas muscular, sensorial e nervosoigualmente complexos.
Reprodução
Ossexos são separados, com dimorfismo sexual, fecundação interna edesenvolvimento direto. Considerando algumas particularidades do processoreprodutivo.
Podemos subdividir a classe dos mamíferos em:
Podemos subdividir a classe dos mamíferos em:
Monotremados
O nome refere-se ao fato deapresentarem cloaca. São ovíparos e chocam seus ovos. Suas glândulas mamáriasnão apresentam mamilos.
Exemplo: ornitorrinco e équidna.
Marsupiais
Útero e placenta maldesenvolvidos impedem a permanência do embrião no interior do corpo, passandoos filhotes prematuramente para o interior do marsúpio, bolsa que cobre osmamilos.
Exemplo: canguru e coala.
Placentais
A maioria dos mamíferos têmo útero bem desenvolvido, e os fetos prendem-se a ele através de um órgãochamado placenta, através do qual, por difusão, nutrem-se, trocam gases eexcretam.
Exemplo: morcegos, ursos e macacos.
