Especiação

Especiação é o processo evolutivo pelo qual as espécies se formam. Este processo pode ser gradual (anagênese) ou ocorrer pela divisão de uma espécie em duas por irradiação adaptativa (cladogênese). A especiação também pode ser induzida artificialmente, através de cruzamentos e experiências laboratoriais.

Existem quatro tipos de especiação:

Alopatria

Na especiação alopátrica, a população inicial divide-se em duas populações alopátricas por meio de isolamento geográfico provocado pelo ambiente. Essa populações diferenciam-se genotipicamente e fenotipicamente, devido aos diferentes fatores que ambientais que cada uma passará. Após um período, quando as espécies voltam a se relacionar, não são mais capazes de trocar genes.

Simpatria

Na especiação simpátrica, as populações divergem quando ainda ocupam a mesma área. Vários mecanismos genéticos como poliploidia e hibridização causam esse tipo de especiação.

Peripatria

Tipo especial de especiação alopátrica em que uma das populações isoladas é muito menor do que a outra. Neste caso, as populações pequenas sofrem do efeito de gargalo (impedimento de se reproduzir).

Parapatria

Na especiação parapátrica não há separação geográfica completa entre as duas populações isoladas, permitindo assim uma pequena troca de genes entre elas.