Doença de Chagas ou Mal de Chagas

A Doença de Chagas ou Mal de Chagas é apenas uma das variadas doenças tropicais existentes no Brasil. Foi descoberta pelo médico brasileiro Oswaldo Cruz, em 1909. 

Transmissão 

O Mal de Chagas é causado pelo protozoário Trypanossoma cruzi que parasita o intestino de insetos triatomídeos, mais comumente o barbeiro, vetor desta doença.

Na natureza, o barbeiro se contamina do trypanossoma alimentando-se do sangue de animais mamíferos, como tamanduás, morcegos, macacos e roedores.

O trypanossoma penetra no organismo quando o indivíduo picado peo barbeiro se coça, assim, espalhao as fezes contaminadas que caem na corrente sanguínea.

Atualmente a transmissão tem sido feita também pela ingestão de barbeiros triturados em caldo de cana (garapa) e açaí, sendo mais severa pela maior quantidade de trypanossoma dentro do organismo. 

Sintomas 

A fase inicial inclui febre alta, mal-estar, aumento dos nódulos linfáticos e das dimensões do fígado e baço. Na maior parte dos doentes, estes sintomas desaparecem nas primeiras semanas.

A fase crônica se apresenta muitos anos depois, portanto, com maior frequência entre os adultos. Nesta fase, o parasito destrói gradualmente as fibras musculares cardíacas. O coração aumenta de volume, fica flácido, apresenta áreas de fibrose (cicatrização de lesões) com consequente insuficiência funcional (pressão baixa).

A presença do parasita na região digestiva afeta principalmente o esôfago e o intestino grosso, produzindo deficiência de motilidade (movimentos peristálticos). 

Profilaxia 

Combater os insetos vetores; controle dos doentes e do sangue usado em transfusões; e melhoria nas condições básicas de saúde e moradia.