Mitose é uma forma de divisão celular que ocorre em células somáticas, que tem como função a renovação e regeneração dos tecidos, assim como o desenvolvimento do organismo.
Na mitose as células-filhas tem o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe, e são geneticamente iguais, portanto, a mitose é conservativa.
Antes de começar a divisão o núcleo celular entra em um período de atividade metabólica elevada, conhecida como intérfase. Na intérfase há produção de RNA e proteínas (fase G1 e G2) e a duplicação dos cromossomos (fase S) que ocorre entre G1 e G2. Terminando esse processo começa o período de divisão. Por algum motivo a célula pode desistir de se dividir durante a intérfase.
Prófase
O início desta fase é marcada pela individualização dos cromossomos. Depois dessa separação, os centrílos migram para os pólos da célula e forma-se o fuso mitótico ou fuso acromático. Ao final desta fase ocorre a desmontagem da carioteca (membrana nuclear).
As células vegetais não tem centríolos, mas se forma a fibra do áster igualmente.
Metáfase
Nesta fase os cromossomos se alinham no meio da célula formando a placa equatorial, e os centrômeros se ligam às fibras do áster do fuso mitótico. Depois da formação do fuso os centrômeros se dividem e as cromátides que formavam um mesmo cromossomo se dividem.
Anáfase
Nesta fase os cromossomos são divididos em dois blocos e puxados pelas fibras do fuso para os pólos da célula, caractrerizando a ascendência polar.
Telófase
Os cromossomos chegam aos pólos e começa a despirilização. A carioteca se reconstitui ao redor de cada cromossomo, individualizando núcleos celulares. O citoplasma se divide, fenômeno conhecido como citocinese, e as organelas citoplasmáticas se distribuem igualmente para cada célula, terminando assim a divisão celular.
Nas células vegetais a citocinese acontece de fora para dentro, forma contrária da célula animal.