Tecidos Condutores

Os tecidos de absorção e condução participam dos mecanismos de nutrição celular dos vegetais. Compreende estes os pêlos absorventes e os vasos condutores.

Os pêlos absorventes são prolongamentos das células epidérmicas da raíz, servindo assim para aumentar a superfície de contato com o meio externo que, por transporte ativo, permite a entrada de sais.

Os vasos condutores de seiva compreendem os vasos lenhosos e os vasos liberianos. Os primeiros são formados por células lignificadas que, com o desaparecimento das membranas de separação entre elas, surge um ducto por onde passa correr a seiva bruta, água com sais absorvida pelas raízes. Ao conjunto de vasos lenhosos, células esclerenquimatosas do tecido de sustentação e parênquima lenhoso dá-se o nome de xilema ou lenho.

Os vasos liberianos são formados por células vivas. As membranas de separação entre as células encontram-se pequenos orifícios ou crivos, que servem de comunicação entre o interior das células. Por esta razão os vasos liberianos serem também chamados de vasos crivados. Ao redor destes vasos ocalizam-se fibras esclerenquimatosas liberianas, também com função estrutural, e células anexas, com função de proteção. A esse conjunto dá-se o nome de floema ou líber.