Ascaridíase ou Lombriga

Nematelminto Ascaris lumbricoides.

A transmissão faz-se através da ingestão de ovos embrionados de alimentos contaminados por fezes humana, pela poeira e mãos sujas. Os ovos também podem ser transportados por moscas e baratas que pousam nos alimentos. Dependendo do número de parasitos e das condições do hospedeiro, a infecção pode ou não manifestar sintomas.

Na realização de seu ciclo, que é oral-fecal, a lombriga passa duas vezes pelo tubo digestivo humano. A primeira, como ovo embrionado ingerido que, ao chegar ao intestino delgado, libera uma larva microscópica, mas essa larva não se desenvolve no intestino. Ela penetra na corrente sanguínea, passa pelo fígado, pelo coração, estabelecendo-se nos alvéolos pulmonares, onde sofre mudas de sua cutícula e cresce por um período de dois a três meses. No pulmão, pode causar tosse, febre, falta de ar, hemorragia e pneumonia.

O ciclo continua quando estas larvas sobem pela traquéia, chegam à garganta e, sendo deglutidas, atingem o intestino pela segunda vez. No intestino delgado, crescem e amadurecem sexuadamente em dois ou três meses, reproduzem-se, eliminam ovos e o ciclo recomeça. No intestino, a presença das lombrigas pode passar despercebida, mas interfere no aproveitamento das proteínas ingeridas pelo hospedeiro.

Alguns sintomas, relacionado com o número de vermes, podem ocorrer com maior frequência: dores abdominais, náuseas, vômitos, às vezes diarréias, perda de apetite, palidez, emagrecimento e meteorismo. Algumas complicações podem surgir quando a quantidade de adultos no intestino for muito grande: obstrução intestinal, perfuração intestinal, peritonite, apendicite e, mais raramente, obstrução dos canais pancreático e biliar, determinando pancreatite aguda, icterícia e cólica biliar.

A presença dos vermes no tubo digestivo pode ser constatado pelo exame de fezes ou por eliminação espontânea por via anal, oral ou nasal, porque os vermes, em determinadas situações, sobem pelas vias digestivas superiores, sendo expulsos pela boca ou nariz. A obstrução de vias aéreas (laringe e traquéia) pode causar a morte.

Há muitos medicamentos eficazes no tratamento da ascaridíase. Medidas profiláticas como educação sanitária, uso de privadas, higiene, consumo de alimentos bem lavados e beber água limpa ou filtrada evitam o contágio.