Filo Cnidaria ou Celenterados

Os cnidários compreendem formas de vida pluricelulares, como hidras,medusas ou água-vivas, anêmonas ou actínias, corais etc. algumas vivemisoladas, outras são coloniais. O hábitat é exclusivamente aquático.

Na escala zoológica, os celenterados são os primeiros a apresentarboca e cavidade digestiva e, portanto, os primeiros metazoários organizados em nível de sistema. A presença do tubodigestivo justifica-lhe a denominação celenterados.O termo cnidário refere-se ao cnidoblasto ou cnidócito, denominação de um tipo especial de célula exclusivadesse filo. Geralmente, localizados nos tentáculos que rodeiam a boca. Os cnidócitos cotem uma cápsula urticante,o nematocisto, utilizada para defesae captura de presas.

Estrutura

O corpo dos cnidários é formado apenas por duas camadas de células: a epiderme externamente e a gastroderme, que forra a cavidadedigestiva. Há entre esses dois tecidos uma camada gelatinosa fina. A cavidadedigestiva, única em seu corpo, é responsável tanto pela digestão extracelularquanto pela distribuição de alimentos, compensando a ausência de sistemacirculatório. Não existe ânus, os resíduos são eliminados pela própria boca.

As gônadas não são propriamente órgãos, mas simples aglomerados transitóriosde células sexuais, que se abrem para o exterior pela ruptura dos tecidos queas recobrem. As células nervosas estão situadas na camada gelatinosa média eorganizam-se numa espécie de malha ou rede difusa, constituindo um tecidonervoso, mas não deve-se ainda empregar esta expressão.

Os cnidários apresentam-se sob forma de pólipos, geralmente fixos, ou medusasnadantes. As formas polipóidestêm o corpo cilíndrico, apresentando tentáculos na face superior. Já as formas medusóides têm forma de guarda-chuva, ea boca é situada no centro da face inferior, os tentáculos distribuem-se à aoredor da boca, a simetria é quase radial

As medusas nadam por jato de propulsão, explorando o ambientecom estruturas sensoriais para a percepção da luz e equilíbrio, onde também seconcentra um anel nervoso marginal.

Reprodução

Há espécies exclusivamenteconstituídas de pólipos, que sereproduzem tanto assexuadamente (por brotamento) quanto sexuadamente. Nessecaso, podem ser monóicos(hermafroditas) ou dióicos (sexosseparados). Outras espécies são polimórficas, ou seja, apresentam pólipos e medusas nummesmo ciclo de vida, de forma alternada (alternânciade gerações ou metagênese).

Classe dos Hidrozoários

Essa classe é geralmente constituída por seres polimórficos. Conhecidos como hidras oumedusas.

Exemplo: Physalia sp (caravelaportuguesa).

A Obelia constitui um exemplo clássico de hidrozoário que, na fasecolonial fixa, apresenta pólipos denutrição (hidrantes) e de reproduçãoassexuada (gonângios). A colônia ésustentada por um exoesqueleto tubularde quitina.

Classe dos Cifozoários

Apresentam geralmente as formas polipóide e medusóide.Conhecidos como água-vivas.

Exemplo: Aurelia aurita (água-viva).

O pólipo em miniatura é chamado cifístoma. Ao se reproduzir, divide-setransversalmente (estrobilização),assumindo o aspecto de pratinhos ou taças empilhadas. Cada taça é uma medusajovem chamada éfira, que se destaca ecresce até a fase adulta. As medusas adultas, dióicas, reproduzem-se e originamlarvas ciliadas, que se transformarão em cifístomas.

Classe dos Antozoários


Os indivíduos dessa classe apresentam apenas a forma polipóide. Vivem isolados ou emcolônias.

Exemplo: Corallium rubrum (coralvermelho).

A esta classe pertencem as anêmonas (actínias ou dálias-do-mar),pólipos isolados que atingem o maiortamanho entre os antozoários e os corais, constituídos por pólipos geralmente pequenos e agrupados,apoiados sobre a base esquelética compacta de carbonato de cálcio.

A maioria das espécies de corais calcários são coloniais, podendocrescer seja em pequenos blocos, seja em formações mais extensas chamadas recifes. Existem também os corais córneos, como os chamados leques-do-mar, cujo esqueleto é formadopor espículas calcárias microscópicas, agregadas em torno de eixos córneos, quemantêm a colônia ereta e flexível.