Filo Chordata ou Cordados

Ofilo dos cordados reúne animais comoo anfioxo, as ascídias, as lampréias, os peixes, os anfíbios, os répteis, asaves e os mamíferos. Os cordados caracterizam-se por apresentar, comexclusividade, notocorda ou corda dorsal, fendas da faringe,tubo nervoso dorsal, pelos menos emuma fase da vida.

A notocorda ou corda dorsalé um bastão fibroso que funciona como eixo de sustentação do corpo. Estaestrutura persiste nos anfioxos, desaparece nas ascídias e, nos vertebrados(peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), é substituída pela coluna vertebral.

As fendas são orifícios localizados na faringe. Em cordadosprimitivos, como o anfioxo, são muito numerosas, transformando a faringe numaespécie de tubo filtrador para aretenção de alimentos.

Na maioria dos peixes e larvas deanfíbios, as fendas estão associadas à função respiratória, penetrando atravésda boca, a água chega à faringe e, atravessando as fendas, banha as brânquias e, em seguida, sai do corpo animal.Nos répteis, aves e mamíferos, existem apenas nos embriões e não tem função.

Nos animais adaptados ao meioterrestre, o último vestígio funcional das fendasbranquiais são as trompas deEustáquio, condutores que unem a cavidade bucal ao ouvido médio, e queservem para equilibrar a pressão ambiental sobre o tímpano quando há mudança dealtitude.

O tubo nervoso dorsal deriva do epitéliosuperficial dorsal do embrião. Persiste no anfioxo e nos vertebrados, nasascídias adultas praticamente desaparece, restringindo-se apenas a um gânglio nervoso.

Cordados Primitivos

Os cefalocordados e os tunicadosconstituem os cordados primitivos,também chamados de protocordados ou cordados invertebrados. Como a parteanterior de seu tubo nervoso não se diferencia no encéfalo e não há caixa craniana, são também chamados cordados acrânios.

Subfilo dos Cefalocordados

O anfioxo é um cordado típico conservando, mesmo na sua fase adulta, todas ascaracterísticas exclusivas de seu filo. Têm forma de peixe, pode nadar, masgeralmente permanece escondido no fundo arenoso, apenas com a extremidadeanterior para fora. O corpo é suportado pela notocorda bem desenvolvida e sempre presente. O cordão nervoso dorsal é também extenso,permanente, mas a parte anterior desse tuboneural não se diferencia em encéfalo.Na faringe, as fendas são numerosas.

A natação faz-se por rápidasondulações laterais do corpo, graças à musculatura disposta em blocossegmentados ou metâmeros, que seestendem de ambos os lados do corpo. Esse tipo de musculatura também pode serobservado nos files de peixe. A cauda pós-anal atua como órgão propulsor.

Quanto à nutrição, todos os cordadosprimitivos comportam-se como filtradores: a água que penetra no corpo passapela faringe, atravessa as fendas, cai no átrio (cavidade ao redor da faringe)e abandona o corpo por um orifício atrial. Desse modo a faringe retémpartículas de alimento, além de efetuar as trocas gasosas da respiração. Noanfioxo, entretanto, a superfície permeável do corpo é mais importante nessastrocas.

Subfilo dos Urocordados ou Tunicados

As espécies desse subfilo apresentamas características dos cordadossomente na fase larval. Nos adultos, alguns desses caracteres desaparecem oumodificam-se. A larva da ascídia tem forma aproximada de um girino, emboramenor.

A notocorda e a maior extensãodo cordão nervoso dorsal situam-sena cauda propulsora, a qual é reabsorvida durante a metamorfose. Assim, a notocordae o cordão nervoso desaparecem,restando no adulto apenas um gânglio nervoso situado entre os sifões inalante.

Somente uma das características doscordados persiste: as fendas na faringe.A faringe é ampla e perfurada por muitas fendas,usada para filtrar alimentos.

Subfilo dos Hemicordados

São animais marinhos, com aspectosde vermes, comprimento variados, encontrados em pedras, algas, em tubulações naareia ou lodo, alimentando-se de detritos. O corpo divide-se em três regiões: tromba ou probóscide anterior, colarinhoe um tronco longo (onde se pode observar fendas laterais).

Movem-se peristalticamente, a tromba e o colarinho são infláveis com água do mar, atuando na cavação deburacos. A boca situa-se ventralmente à frente do colarinho e, acima dela, encontra-se um bastão rígido projetado parao interior da probóscide.

O sistema nervoso é formado por dois nervos longitudinais (dorsal eventral). O nervo dorsal expande-se no interior do colarinho, apresentando cavidades,sugerindo alguma semelhança com o tuboneural dorsal dos cordados.

Subfilo dos Vertebrados ou Cranianos

Como os cefalocordados, têm musculatura metamerizada.A notocorda é envolvida, ousubstituída, por pecas cartilaginosas ou ósseas chamadas vértebras. O conjunto das vértebrasforma a coluna vertebral ou espinha dorsal.

O tubo neural dorsal diferencia-se no encéfalo e na medula espinhal,sendo protegido, respectivamente, pelo crânio e pela coluna vertebral. A cabeçaé bem desenvolvida, contendo o encéfaloe os principais órgãos dos sentidos, como acontece com a maioria dos animais desimetria bilateral.

O sistema digestivo é completo,terminando num ânus (peixes ósseos e mamíferos) ou numa cloaca (peixescartilaginosos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos primitivos). Fígado epâncreas sempre presentes. Glândulassalivares presentes ou ausentes. Boca com ou sem dentes, diferenciando-sequanto à forma e função apenas em mamíferos.

As trocas gasosas da respiração podem ocorrer através da pele, brânquias ou pulmões. Nos peixes chamados pulmonares, brânquias e pulmões ocorremjuntos.

O sistema circulatório é bem desenvolvido, do tipo fechado, onde o sangue circulaexclusivamente no interior de vasos (artérias,veias e capilares), impulsionado pelo batimento de um coração muscular, cujonúmero de cavidades pode ser duas (um átrio e um ventrículo), três (dois átriose um ventrículo) ou quatro (dois átrios e dois ventrículos). O sangue contémhemoglobina, pigmento respiratório presente nas hemácias ou glóbulos vermelhos.As hemácias podem ser nucleadas ou anucleadas (mamíferos).

A excreção urinária pode varias quanto ao tipo de produto nitrogenado predominante(amônia, uréia, ácido úrico), mas sempre é feita através de rins.

órgãos dos sentidos para o tato,visão, olfato, gustação e audição, com graus de eficiênciavariáveis e até ausentes.

A reprodução é exclusivamente sexuada,os sexos são geralmente separados, mas há casos de hermafroditismo. A fecundaçãoé externa ou interna e os animais podem ser ovíparos,vivíparos ou ovovivíparos.

Subfilo dos Vertebrados Ágnatos

Assim são chamadas as lampreias e asfeiticeiras. Esse vertebrados primitivos têm o corpo parecido com o de umaenguia, pele escorregadia, sem escamas. Neles, a evolução dos arcos branquiaisanteriores não chegou a formar a mandíbula: sua boca apresenta aspecto circulare sempre aberto, justificando o nome ciclóstomosou ciclotomados. Possuem fendasbranquiais, mas não apresentam nadadeiras.

O principal suporte do corpo é a notocorda que persiste a vida toda.Mostram um crânio cartilaginoso e arcos cartilaginosos dispostos sobre o tubo nervoso e apoiados na notocorda.

Uma cavidade bucal afunilada e dentescórneos adaptam-se a um mecanismo de sucção quando se prendem externamenteao corpo de peixes, onde parasitam,rasgando-lhes a pele e sugado o sangue. Secretam um anticoagulante que mantém o fluxo de sangue da presa.

Subfilo dos Vertebrados Gnatostomados

Excetuando os ágnatos, todos os outros vertebradospossuem mandíbulas, o que lhes tornoupossível obter alimentos de tipos e tamanhos variados. São os peixes cartilaginosos e ósseos, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos.