Filo Echinodermata ou Equinodermos

O filo dos equinodermos constitui um grupo exclusivamente marinhobem-sucedido. São todos de vida livre, vivendo isoladamente.

Durante o estágio larval, o plano deconstrução do corpo exibe uma simetria bilateral. Posteriormente se manifesta asimetria radial e, por isso, os equinodermos já foram relacionados aos celenterados. Quando adultos algunsretornam à simetria bilateral, comoas bolachas-da-praia.

A inexistência de cabeça ou planobilateral torna os termos dorsal e ventral, posterior e anterior, esquerdo edireito, completamente impróprios. Assim, costuma-se falar em face superior(aboral) e inferior (oral).

As placas calcárias do esqueleto de um equinodermo morto assemelham-se a um esqueleto externo, mas naverdade, nos animais vivos, essas placas são recobertas por epiderme fina, tratando-se, portanto, deum endoesqueleto.

No corpo dos equinodermos mais comuns, há algumas projeções externas, tais como:espinhos, pés ambulacrais, pediceláriase pápulas ou papilas.

O aparelho digestivo é geralmentecompleto. O sistema circulatório é muito reduzido ou ausente. A reprodução podeser sexuada ou assexuada. Na sexuada, ossexos são separados, embora se conheça algumas espécies hermafroditas. A fecundação é externa e o desenvolvimento indireto,incluindo estágio larval ciliadoplanctônico. Na assexuada, partesdo corpo podem eventualmente originar novos indivíduos, por regeneração.

Os equinodermos assemelham-se muito com os cordados no desenvolvimento embrionário e na composição química doslíquidos do corpo. Um anel nervoso circunda o início do tubo digestivo logoapós a boca, e um nervo estende-se em cada setor radial do corpo. Podemapresentar estruturas fotorreceptorase receptores táteis epidérmicos.

Classe dos Equinóides

Regulares 

Exemplo: ouriço-do-mar.

Irregulares

Exemplo: bolacha-da-praia.

Classe dos Asteróides 

Exemplo: Estrela-do-mar

Classe dos Ofiuróides

Exemplo: Serpente-do-mar

Classe dos Holoturóides

Exemplo: Pepino-do-mar

Classe dos Crinóides

Exemplo: Lírio-do-mar